segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A arte de fazer um festival

É com muito orgulho que o Macondo Coletivo e o Palco Fora do Eixo lançam a 4ª edição do Festival de Teatro Independente de Santa Maria, o FETISM.

Por muitas vezes achamos que não seria possível, que o Festival talvez tivesse que ser suprimido do calendário de eventos culturais da cidade. Mas isso já não é mais admissível. Quando um grupo se propõe a estimular a cena cultural de um município e quando esse município se auto-denomina Cidade Cultura, não podemos mais nos dar ao luxo de não fazer o único festival de teatro que ainda persiste.


As dificuldades foram muitas, mas a principal foi a insuficiente captação de recursos. E como a gente faz para realizar um festival, do tamanho que Santa Maria merece, com sérias restrições orçamentárias? Nós respondemos: contando com os amigos e parceiros de sempre, com amigos e parceiros de perto e de longe, com amigos e parceiros que como nós acham que o mais importante é o FETISM continuar!


Esse texto/desabafo é para que todos saibam que quem faz o FETISM acontecer são pessoas que, acima de tudo, têm paixão pelo Festival, pelo Teatro e pela Cultura. Dizemos isso nos referindo a todos mesmo, dos produtores aos artistas. Por isso, quando você for assistir a um dos espetáculos, quando você participar de alguma das oficinas, quando você for espectador de qualquer uma das programações do Festival, saiba que você também está sendo um Amigo do FETISM. Alguém que, além de ser o motivo principal de realizarmos o Festival, também está sendo responsável pela sua execução.



Teatro é para quê? É para quem? Esse ano vamos pensar juntos nessa resposta. Mas já adiantamos que nós fazemos o FETISM para nós e para vocês! E não dá mais para ele não acontecer!


O nosso muito obrigado a todas as pessoas que participam da produção do Festival, a todos os grupos que irão se apresentar, a todas as pessoas que serão nossas espectadoras, a todos que ajudam a divulgar esse trabalho!


Muito obrigado pela sua participação!