Os residentes do loteamento Cipriano da Rocha, no bairro Tancredo Neves, receberam um pouco do FETISM na tarde deste sábado. O monólogo Vocês viram meu cachorro?, encenado pelo acadêmico de artes cênicas Ícaro Costa, 22 anos, fez a abertura da II Mostra de Teatro de Rua nos bairros.
A peça apresenta um morador de rua que procura seu amigo fiel, e aproveita a atenção das pessoas para contar um pouco de sua vida. “A procura é como uma válvula de escape que este homem acha para conversar com alguém”, relata Ícaro.
Entre tantos devaneios, o personagem utiliza do humor para fazer críticas sociais e políticas. As
falhas no sistema de educação e ensino, a importância do povo para os políticos em época de eleições, as obras públicas desnecessárias e o esquecimento dos direitos civis são alguns pontos abordados na narrativa. A criação do trabalho foi para uma disciplina do curso de Artes Cênicas e é baseado no texto homônimo de Victor Sant’anna, criador do blog Eu que fiz.
Cerca de 30 moradores se reuniram para assistir à apresentação. As crianças estavam em maioria e riram muito com as peraltices do homem que procurava seu cãozinho. Franciele Pasche de Moraes, 8 anos, estudante da 3ª série da escola estadual Tancredo Neves, gostou da iniciativa e pede que façam mais atividades como esta na comunidade. Esta foi a segunda vez que menina assistiu a uma produção teatral.
Os adultos também aprovaram. A dona de casa Jussara de Lourdes Nascimento, 45 anos, acha que estes eventos são bons para incentivar as crianças e aproximar os vizinhos. Ela ainda reforçou que a mensagem do monólogo é muito válida. “Mais vale um cachorro amigo do um amigo cachorro. Eu tenho um que é um amigão”, completa Jussara.
Texto: Joyce Noronha
Fotos: Marcelo Cabala
Texto: Joyce Noronha
Fotos: Marcelo Cabala